sábado, 12 de fevereiro de 2011

LAPIDADOR DE DIAMANTES




Era uma vez um lapidador de pedras preciosas, pedras raras.
Lapidador é a pessoa que transforma uma pedra bruta, colhida da natureza, em uma bonita pedra polida, brilhante, exuberante e que pode ser usada pelo Homem para mostrar seu esplendor.
Esse lapidador adorava diamantes. O diamante é considerado a pedra mais dura que existe e é muito difícil de ser encontrada. Muito preciosa.
De todo seu trabalho, ele gostava mesmo era de lapidar diamantes. Ficava radiante quando tinha de trabalhar com eles.
Seu maior sonho era um dia conseguir o maior diamante que existisse na face da Terra, e ser seu, poder lapidá-lo, sentir depois seu brilho, seu esplendor.
Todo o tempo vago vivia procurando esse diamante.
Olhava em cavernas, em poços, em montanhas, em rios. Procurou até no mar.
Já cansado de tanto procurar e nada encontrar, foi que, caminhando para o trabalho um dia, teve seu sonho, inesperadamente concretizado.
Era um dia chuvoso, e ele tinha de passar por um campo com muitas árvores e pedras, campo esse que ele já revirara inteirinho em busca do seu diamante. Então um raio caiu numa árvore e derrubou-a, em cima de uma pedra, que se partiu ao meio, e de dentro saiu um brilho intenso, tão grande que lhe incomodou a vista.
Meio assustado com o raio, mas muito curioso pelo brilho, aproximou-se e viu que era um diamante, o maior diamante que já tinha visto.
Ficou radiante. Depressa, embrulhou-o no casaco e levou-o para o trabalho. Não via a hora de acabar de trabalhar para começar a lapidar seu diamante.
Chegou enfim a hora. Ele estava muito ansioso. Começou a trabalhar no seu diamante. Depois de muito polir daqui, raspar dali, esfregar acolá, estava quase terminado. Foi quando uma janela bateu com o vento. Ele, assustando-se; moveu o instrumento de lapidar equivocadamente, e o diamante, o maior diamante que já tinha visto, quebrou-se.
Quebrou-se em 144 pedaços.
Foi a maior tristeza. Ele começou a chorar. Seu sonho desfeito por um descuido seu, como poderia ser isso?
Guardou todos os pedaços num envelope, sem saber o que fazer com eles, e voltou para casa. Exausto de tanto trabalhar, e profundamente triste, adormeceu.
Naquela noite teve um sonho:
Viu-se diante de 144 crianças, todas vestidas de branco. O mais curioso é que no lugar do coração de cada uma existia um bonito diamante. Um pequeno diamante, igual aos pedaços do grande diamante que se quebrou.
Acordou assustado com o sonho, mas com uma idéia fixa na cabeça, ver os pedaços de diamante que tinha trazido. E foi a primeira coisa que fez, levantou-se e pegou o envelope.
Foi então que percebeu que todos os diamantes eram exatamente iguais ao grande diamante que tinha encontrado, o que o fez concluir:
Os pequenos diamantes guardavam em si as mesmas características do Grande Diamante de que um dia fizeram parte.

(por EUGENIO SANTANA - Escritor laureado e autor de livros publicados; jornalista profissional de mídia impressa; poeta, publicitário e editor. Membro efetivo da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), cadeira número dois; sócio efetivo da UBE/SC-GO – União Brasileira de Escritores. Escrevo e publico a partir dos 16 anos de idade, com um só propósito: transmitir VERBO DE LUZ que possa acrescentar algo na vida dos meus leitores. Busco a Transcendência através da Literatura em seus variados gêneros. Escrever é minha Missão.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário