quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA (*)

O Brasil é a segunda maior nação florestal do planeta, depois da Rússia, mas a mais rica em biodiversidade, uma vez que as florestas tropicais abrigam um número muito maior das espécies. Dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, mais de 60% são cobertos por florestas naturais exploradas por várias cadeias produtivas, como papel e celulose, madeira e móveis, siderurgia, lenha e energia, óleos e resinas, fármacos, cosméticos e alimentos. Só os três primeiros setores empregam 7 milhões de pessoas e geram 4% do PIB. Trata-se, portanto, de uma economia expressiva e de vasta capilaridade social, entranhada na cultura brasileira, embora explorada sob a lógica do mais puro imediatismo: apesar do vigoroso desenvolvimento da indústria do reflorestamento, o país consome quase duas vezes mais madeira natural do que madeira plantada. O índice de ilegalidade na extração de madeira nativa na Amazônia é altíssimo. Cerca de 22% das florestas da Região Norte já foram destruídas. Uma das causas do desmatamento recorde que o país ostenta há 40 anos é a exploração predatória e itinerante das florestas por meio da migração ilegal de serrarias para áreas virgens tão logo uma área se esgota. Em 1994, o Brasil desmatava 29 mil km quadrados de florestas por ano. Esse número caiu para 7 mil km quadrados por ano, atualmente. No entanto, essa importante conquista não basta. Consumidores esclarecidos sabem que as florestas não são um “fator de produção” comum, pois prestam serviços ambientais como regulação de chuva e do clima, proteção de bacias hidrográficas e conservação da biodiversidade. Elas também são a base do desenvolvimento das biotecnologias que movimentam um mercado global sete vezes maior do que o mercado de madeira. A modernização da economia, a promoção do potencial florestal e a preservação dos serviços ambientais das florestas dependem da sua conservação “em pé”. Mudar a cultura predatória e consolidar a incipiente tecnologia do manejo sustentável das florestas naturais são desafios de fundamental importância para o Brasil.
(*) Eugenio Santana, jornalista investigativo e cultural.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

RECOMEÇAR... (*)




Nossas vidas também estão sujeitas a ciclos e estações. Todos nós experimentamos um fluxo interminável de começos e fins. Todas as estações de nossas vidas têm começos e fins, que levam a novos começos. Quando termina a infância, começa a adolescência, quando a idade adulta termina, começa a meia-idade, terminando a meia-idade, começa a velhice.

Como gostamos dos começos, temos costume de celebrar o novo. Geralmente resistimos aos finais e tentamos adiá-los. Muitas vezes, deixamos de sentir a alegria dos começos porque sabemos que todos eles escondem as sementes de algum fim. Talvez alguns finais possam ser dolorosos, mas essas dores diminuem se não resistirmos e considerarmos o tempo como um processo natural: como brotos que surgem na primavera e se desenvolvem em folhas verdes, no verão amadurecendo e tornando-se douradas no outono e desfolhando no inverno. Compreender que somos parte integrante do grande projeto do Criador é um grande consolo.

Muito de nossa resistência aos finais é proveniente de nosso desconhecimento sobre novos começos e de nossa incapacidade de acreditar na possibilidade do novo começo. Quanto mais nos permitirmos confiar no fato de que todos os finais trazem um novo ciclo, mais diminuirá a nossa resistência ao novo.

Imagine ser uma lagarta, sentindo um estranho desejo de tecer um casulo ao redor do corpo – morte certa! Como deve ser difícil desistir da única vida que se conhece, essa vida de rastejar na terra, em busca de alimento. No entanto, o final dessa vida de verme confinado à terra significará o começo de uma outra vida, sob a forma de uma linda borboleta...

O poderoso potencial das transformações se baseia na possibilidade, inerente a cada novo começo, de trazer alegria e liberdade em proporções nunca antes imaginadas. Se isso verdadeiramente acontece ou não – se continuamos ou não a evoluir por meio dos ciclos de nossas vidas – depende em grande parte de nós.

Podemos considerar todos os finais como tragédias – lamentando-os e resistindo a eles – ou podemos considerar cada um como um novo começo e uma abertura para maiores oportunidades. O que para a lagarta é a tragédia da morte, para a borboleta é o milagre do nascimento.

(*) EUGENIO SANTANA é escritor, jornalista, ensaísta literário, publicitário, poeta e Editor-fundador da Hórus9 Editora. Foi Superintendente de Imprensa no Rio de Janeiro (2009/2011). Atualmente, é CONSULTOR na Empresa NWI.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O AMOR ACONTECE NO TEMPO CERTO (*)






Sim, é verdade que existe um dito popular avisando que "quem muito escolhe acaba escolhido". Entretanto, o lembrete serve para nos alertar sobre o excesso de críticas, o orgulho exagerado ou a análise que paralisa e impede a tomada de decisão.

Ou seja, o ideal é aprender a calibrar o coração para que não haja nem negligência no ato de decidir se é hora de exercitar o amor ou de esperar, nem um medo sem sentido de tentar de novo. Pessoas carentes demais, que aceitam qualquer relacionamento para aplacar seu pavor de ficar só e ter de encarar a si mesmo e suas limitações, certamente, vão terminar e começar relações sem se questionarem qual o aprendizado, qual o amadurecimento para um futuro encontro que seja mais satisfatório e harmonioso.

Por outro lado, pessoas críticas demais, orgulhosas demais ou que morrem de medo de se entregar a uma relação e vir a sofrer, também pagarão um preço alto, muitas vezes amargando a solidão e se privando da alegria e do privilégio de vivenciar o amor.

Minha sugestão é para que você, em primeiro lugar, tenha muito claro para si o que realmente deseja viver quando o assunto é amor. O que tem para oferecer? Quanto se sente preparado para lidar com as dificuldades que vêm à tona num relacionamento, sejam elas ciúme, insegurança, falta de auto-estima, ausência do outro, diferenças de ritmo etc.? Quanto já aprimorou sua habilidade de se comunicar, de falar sobre o que sente, o que quer e, principalmente, de ouvir o outro e tentar uma conciliação sempre que necessário?

Depois, com um mínimo de autoconhecimento, sugiro que você se questione e reflita sobre sua noção de merecimento e crenças. Quanto você realmente acredita que merece viver um amor baseado na confiança, na lealdade e na intensidade? Quanto você realmente acredita que possa existir um amor assim? Pode apostar: se você não acredita nesta possibilidade, dificilmente vai viver uma relação que valha a pena, simplesmente porque esta opção não faz parte do seu universo, do seu campo de visão.

E, por último, mais do que ansioso ou distraído, mantenha-se tranqüilo e seguro de que o amor acontecerá no momento certo. Nem antes e nem depois. Não é preciso que você busque desesperadamente. Apenas viva a partir do que existe de melhor em você e permaneça presente, atento ao que acontece ao seu redor. E todo o universo estará conspirando a seu favor, porque, afinal de contas, nascemos para amar e sermos amados.

(*) Eugenio Santana é escritor, jornalista, publicitário, poeta e ensaísta literário. Autor dos livros publicados: “Asas da Utopia” (1993); “Guiado pelos Pássaros” (1994); “Florestrela” (2002); “Crepúsculo e Aurora” (2006) e “InfinitoEfêmero” (2012)


terça-feira, 24 de julho de 2012

NAMASTÊ! (*)




NAMASTÊ é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo. É o cumprimento em sânscrito que literalmente significa “curvo-me perante a ti”. Em síntese é “saúdo a você, de coração”!

E deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti.

A minha essência saúda a sua essência. Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na Natureza.
Deus está em tudo, em cada um de nós.

Ao fazer o Namastê afirmamos que todos somos filhos e partes do sagrado, indissociáveis e iguais.

(*) Escritor/Jornalista Eugenio Santana, FRC

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PÁSSAROS DO VENTO




Há pássaros no ar, voando, voando, fugindo dos homens.

Há pássaros no ar, ignorando colisões do vácuo e do silêncio, marcando correnteza no céu, subindo, descendo, ziguezagueando, fugindo dos homens.

Lá, pássaros brancos, do branco das nuvens, vencem rápidos a dança da chuva e do vento. São pássaros estranhos, voando, brincando com as setas do firmamento.

Há pássaros no ar, logrando o tempo. Dos ares fazem caminhos, dos caminhos fazem horizontes; só os pássaros sabem para que e por que voam.

Há pássaros no ar, voando, voando, fugindo dos homens.

Pássaros do espaço conhecem o céu profundamente; não conhecem os homens, as armas dos homens, as armadilhas dos homens.

Há pássaros no ar, voando, voando. Há pássaros no chão, sangrando, sangrando.

(Eugenio Santana – O Poetalado – para Nathan de Castro)

PÁSSARO NEGRO




Pássaro preto, abre as asas na noite escura, numa confusão gratuita de negro e brilho do teu olhar aflito. Pássaro negro do negro da noite, fere o silêncio que dói na gente. Por que é tão triste, teu canto inocente? Pássaro preto, o dia não tarda a chegar. Não pares, não penses nem cantes a noite comigo. O clarão é teu antônimo e grande inimigo – mostra tuas cores, te denuncia. Ama a noite, amiga e abrigo.

Pássaro preto de alma branca, o que esperas para voar? O mundo? Este é uma grande gaiola. O espaço te pertence. Encharca-te com a chuva, embala-te com o vento.

Voa, pássaro preto, companheiro vagante. Abraça o tempo enquanto é tempo.

Antes que indiquem, procura o caminho que te leva avante. Faze do gesto negro das asas contra o vento um aceno discreto de adeus, e de teu canto angélico uma rapsódia inútil. Antes que te sigam. Antes que te prendam. Antes que te matem!

Pássaro negro do negro da noite, fere o silêncio que dói na gente. Já não ouço mais, teu canto inocente.

(Eugenio Santana – O Poetalado – Para Edgar Allan Poe)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A informação como fonte de poder (*)




Buscar informação é um trabalho objetivo e persistente.

Separar a verdadeira informação das manchetes e dos “achismos” onde fulano acha isso, beltrano acha aquilo, e você, baseado no que acham aqueles que não estão comprometidos com o projeto, acaba cometendo um erro de decisão, pelo qual, pagará caro. Buscar a verdadeira informação e separá-la das desinformações que são abundantes e disponíveis no mercado, é um trabalho que requer um bom preparo anterior. Antes de sair a campo pesquisando, entrevistando e consultando a torto e a direito, é necessário ter um roteiro daquilo que se quer fazer, só assim, se pode ordenar as informações colhidas e transformá-las em conhecimento.

E, além disso, para poder usar a informação, é importante estar aberto para enxergar principalmente aquilo que você não quer ver. Nós temos uma tendência natural de não querermos ver o que nos incomoda, assim é normal passarem desapercebidas coisas importantes, mas que não queremos ver.

Principalmente quando estamos em fase de paixão por uma ideia, ou qualquer outra coisa, fazemos qualquer esforço para obter esta paixão, realizar esta ideia, ficamos cegos e só enxergamos o objeto de nossa paixão, como aliás, é normal em qualquer pessoa apaixonada, daí porque ficamos cegos para aquilo que não queremos ver. É preciso muito cuidado para obter, tratar e avaliar as informações.

(*) Jornalista investigativo e cultural EUGENIO SANTANA, FRC

segunda-feira, 4 de junho de 2012

INFINITOEFÊMERO - AUTOR: EUGENIO SANTANA


CADA LIVRO tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.

Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha a suas portas, quando um livro se perde no esquecimento, nós, guardiões garantimos que nunca desapareça, que se mantenha vivo para sempre.

(copydesk/fragment by Eugenio Santana)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

HOMEM E MULHER: YIN E YANG SE COMPLEMENTAM




Na história da Terra, os homens fecharam o centro dos sentimentos para comandarem o planeta. Guerrearam, mataram, violaram e dominaram por terem bloqueado as suas emoções. E as mulheres concordaram em emudecer para que os homens tivessem a oportunidade de comandar. Tempos difíceis para ambos. Nem homens nem mulheres foram inteiramente felizes. Se a polaridade masculina complementa a feminina, e vice-versa, por que tantas oposições?

O masculino se soma ao feminino. Não será mais o oposto. Não se trata de competição mas de complemento, o fim das oposições, os pólos se reconciliando. A harmonia dos opostos. Quando começam a se olhar como seres inteiros, ser masculino ou feminino será apenas uma opção sexual para que a vida se adeqüe aos padrões que cada um precisa desenvolver.

Quanto sofrimento se esconde nessas mulheres que resolveram adotar modelos masculinos de comportamento como uma tentativa, quase desesperada, de sobreviverem em um mundo predominantemente masculino. Transitaram na história de um extremo ao outro, se despolarizaram e hoje se sentem traídas em seus sentimentos. São livres na forma, mas o seu real poder, a feminilidade, está enfraquecido. A energia feminina – enquanto consciência e vibração – aquela que gera a vida, precisa tomar o seu lugar de volta, porque representa o amor. E o amor é a chave do coração.

A harmonia destes opostos – masculino e feminino – é fundamental. Vocês são como a bagagem de uma mala. Ela leva tudo o que irão precisar: o romantismo, a força, a lógica, a alegria, a intuição, os dois pólos da bateria, o positivo e o negativo. A sua bagagem é o seu recurso.

Não existem receitas prontas, mas importantes atalhos para esta reintegração. Conquistar a harmonia significa se render ao comando da polaridade masculina quando for necessário, e quando a regência feminina for mais produtiva, deixar que ela atue. Isto se aplica a homens e mulheres, pois, independente do sexo, todo ser integra as duas energias: masculino e feminino. E o seu equilíbrio é o sonho da realidade, o grande acerto de encontrar o par perfeito, depois de descobrirem que a conquista e a crença de cada um gera a atração da sua polaridade que, também em equilíbrio, é o complemento. Aquele com que vocês somam e não dividem.

As guerras continuam porque homens e mulheres desconhecem o conceito de amor – do amor verdadeiro. É missão das mulheres despertar os homens para a sua real essência. Elas devem não apenas tocar o corpo destes homens, mas suas almas. E, acima de tudo, entender que os homens não nascem companheiros. Eles se tornam companheiros quando encontram uma mulher que os complementa. Vão se sentir plenos, satisfeitos, impulsionados, motivados. Estarão cheios de amor e prazer, mergulhados em um estado de encantamento consciente, onde já conseguem identificar a origem desse sentimento de plenitude. O coração passa a transbordar, irradiar e expandir.

Não há mais guerras entre os sexos, porque ambos foram criados para se complementar, para harmonizarem seus pólos opostos. Estar nesta simbiose é acessar o amor dos inteiros.

(Eugenio Santana, FRC – fragmento/copidesque)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

UM ANO SEM MEU PONTO DE LUZ - INFINITA ASA DE SAUDADE




MÃE...
Mãe carinhosa e dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe de todos nós, mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos derrotados
Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.
Mãe, simplesmente mãe.

Sobre todas as desolações, sobre todos os abismos, sobre todas as tragédias, há o Sol com os seus raios vivificantes, a noite com a sua sombra, a lua com a sua luz prateada, a aurora com suas esperanças, o crepúsculo com seus sombrios pressentimentos, a vida, enfim, vida infinita.

HOJE completou um ano que o meu PONTO DE LUZ aqui na TERRA viajou como uma missionária para o PLANO INFINITO... Saudade, MÃE, é um sentimento ínfimo para expressar a extensão do meu amor por você. Lembrança... Memória. Para sempre!

(Eugenio Santana – o seu eterno mineiro-menino Toninho)

ADÍLIA SANTANA * 25/10/1929 + 02/05/2011

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SER JORNALISTA É NÃO ACEITAR MORDAÇA... (*)




SER JORNALISTA É NÃO ACEITAR MORDAÇA: VAI CUIDAR DE TUA VIDA, DA MINHA CUIDO EU!

Existem certos tipos de personas que não têm alcance para dimensionar os gritantes contrastes sociais deste país corrupto. Covardes e ociosos temem tomar partido ou se posicionar sobre temas graves que afetam pelo menos 80 milhões de brasileiros. Amam o meio-termo e o melhor lugar que apreciam é sentar-se encima do muro.

Ficam, comodistas, na toca, apreciando de camarote com seu riso hipócrita de hiena.

Criticam quem FAZ, tentam - mas não conseguem - ridicularizar os heróis do nosso tempo: repórteres destemidos, prontos para DENUNCIAR as lambanças que proliferam de Porto Velho a Porto Alegre. A IMPRENSA - e sou integrante dela - continua a ocupar, honrosamente, na hierarquia dos poderes, o 4º lugar.

Escolhi essa profissão por que sou um humanista/socialista de carteirinha desde o final dos anos 70, quando terminava o regime ditatorial - triste memória do medo!
Ao estilo de Arnaldo Jabor, continuarei na estrada com a boca seca - insaciável por Justiça Social neste país das falcatruas intermináveis; da fome e da exclusão.

A Educação tem um papel primordial. Mestre Darcy Ribeiro, profetizou: "Os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem." E isto contribui para que o país continue elegendo seus hilários facínoras. Continua sendo uma nação sem cultura e sem educação de qualidade.

JORNALISTA kamikaze? Com muito orgulho, por sinal. E minha caneta da VERDADE será empunhada até o último dia de minha vida. Diariamente cometo um "delito": SINCERICÍDIO!


(*) Eugenio Santana é jornalista profissional e foi Superintendente de Imprensa no Rio de Janeiro

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DANCE (*)




Dance, dance, dance...
Tua música vulgar, clássica ou xamânica?

Baila e solte-se, sinta-te flutuando
Nas geleiras da inconsciência
E, depois, voe, em pensamento,
Para a Lua Azul.

Dance, flutue
Conquiste o espaço vasto
Levita e ame tua silhueta
Fotografe, registre tua aura.
Raros momentos mágicos.

Pra quê sexo
Se a cachoeira acaricia-te
E engole e absorve teu corpo nu?

Ame e não diz o nome.
Símbolos, arquétipos, mitos.
Pra quê revelá-los?
Creia, tenha fé!
Grite.
Celebre. Anuncie. Propague.
É possível conquistar
O imponderável.

O depravado mora em ti,
E dúvidas, também.
Coragem!
Abre lentamente a porta da cabana
Sente-se na cama, acende a lareira; ascenda.
Faça tudo o que quiseres.
O universo pede versos?
Não o decepcione...

Flutue, levita.
Dance.
Ergue tuas mãos
Toque as estrelas.
A vida não quer rima
Ela quer rir
E sobreviver de asas...
Asas de luz e de sonhos.

Goiânia-GO, outono, 2012.

(*) By Eugenio Santana, escritor, jornalista, poeta, publicitário,
editor, ensaísta literário, relações públicas e Assessor de Comunicação.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

RENASÇO DOS AMORES EXTINTOS (*)




Fênix, eu também sei renascer das cinzas...

Renasço a cada manhã, da fogueira
em que me consomem pensamentos;
renasço da geena impiedosa
das intempéries da alma;
renasço dos tempos que foram,
renasço dos amores extintos,
dos desejos insaciados, das paixões frustradas,
da melancolia outonal;
renasço do cansaço de renascer e morrer,
e de ver renascer e morrer.

Renasço como o sol renasce da noite,
como a primavera renasce do inverno,
o bem renasce do mal,
a verdade da mentira,
a justiça da injustiça,
a virtude do vício,
como os rios renascem do degelo das neves.

Fênix, eu sei renascer no sorriso da criança
que corre atrás de uma bolha de sabão;
no verde que renasce do estio,
nos botões que encerram promessas,
na grama que cresce para ser podada;
eu só não tenho, Fênix, tuas asas auri-rubras,
nem sou bem-vindo ao Templo do Sol,
nem verei mais que o espaço de uma vida.

Mas, Fênix, eu renasço como as estrelas renascem na noite,
como o azul renasce nos nimbos,
como os povos renascem das guerras,
como a liberdade renasce da opressão,
como a bem-aventurança renasce da desgraça,
como o perdão renasce do ódio,
como a vida renasce da morte
e o amor renasce da mágoa.

E seguirei renascendo a cada dia,
a cada dia, Fênix,
a cada dia...

(*) Copydesk by EUGENIO SANTANA, FRC – Jornalista, Escritor, Ensaísta literário, Publicitário, Assessor de Comunicação, Editor, Coordenador de RH, Relações públicas, Gerente Administrativo/Comercial. Integrante da ALNM-MG, UBE/GO, Greenpeace/SP, ADESG-DF. Autor de livros publicados. 18 Prêmios literários nos gêneros conto, crônica e poesia; Self-mad man e Verse maker)

domingo, 15 de abril de 2012

NÃO NADAR EM PISCINA QUANDO SE TEM O MAR À VISTA (*)




Tenho três regras bem minhas: a) a vida é efêmera demais para gestos medíocres; b) o que me pertence ninguém me tira; c) fazer o melhor possível, o resto é problema dos outros. Cada momento que passa deve ser vivido com um sentido eterno; se me tiraram algo é porque não era realmente meu, era algo que eu tinha simplesmente, não estava integrado no meu ser. Preocupo-me em ser e fazer o melhor que posso, a reação é problema alheio.

Viver é expandir, iluminar. Muita receita de viver é fuga da própria vida. Viver é derrubar barreira entre os homens e o mundo. Compreender. Saber que, muitas vezes, nossa jaula somos nós mesmos, que vivemos polindo as grades em vez de libertar-nos.

No fundo de cada ser humano existe uma dimensão universal e única, ao mesmo tempo. Descobrir nos outros essa dimensão.

Não podemos viver, permanentemente, grandes momentos, mas podemos cultivar sua expectativa. A gente só é o que faz aos outros. Somos conseqüência dessa ação.

Talvez a coisa mais importante da vida seja não vencer na vida. Não se realizar. O homem deve viver se realizando. O realizado botou ponto final.

Um profundo respeito humano. Um enorme respeito à vida. Acredito nos homens. Até nos arrivistas.

Desenvolver um sentido de identificação com o resto da humanidade. Não nadar em piscina quando se tem o mar à frente. Não salvar peixe em balde, mas devolvê-lo ao mar. “Saber esquecer o mal também é ter memória.” Das melhores coisas da vida é aprender a gostar. Gostar de gostar. Gostar de fazer. Não fazer... me deixa estressado.

O dinheiro não enriquece ninguém. Acreditar mais na verdade que na bondade. A verdade é a quintessência da bondade, é a bondade a longo prazo.

Acreditar mais no sobrenatural. O natural, para mim, não existe. Tudo que está aí é milagre. Pássaro. Gente. Amor.

Os sábios vivem debruçados no milagre. A verdade é caminho, não é fim. Não crer em Deus é pretensioso. Não num Deus que deixa negro apanhar, gente morrer na guerra, nem barbado e sentado numa poltrona de ouro. Mas tudo que está acima de nossas limitações terrenas. O pulo do astronauta é ridículo diante do Universo. No fim do meu caminho Deus perdoará minhas falhas humanas. Afinal de contas, Ele não sabe fazer outra coisa. Perdoar é o grande vício de Deus.

(*) copidesque/fragmento/releitura por Eugenio Santana - Escritor e Jornalista. Autor, entre outros, de “Crepúsculo e Aurora”, Editora Kelps, Goiânia-GO, 2006. Ex-superintendente de Imprensa no Rio de Janeiro.

domingo, 8 de abril de 2012

ENSAIO SOBRE A IDADE MÉDIA




O clima denso e tenso da Idade Média sempre me fascinou: os contrastes violentos, a vida dos camponeses e dos senhores feudais, as catedrais, as cruzadas, clero, a corte, os mosteiros, a pestilência, os sofrimentos, as trevas, a luz, e o sangue jorrados por quase mil anos.

Aprecio poemas e livros em que os costumes, as cenas criam-se com objetos, utensílios, palavras e expressões que poderiam estar ligadas à Idade Média, como estas que pesquisei num livro de história: teares; moinhos; moringas; batedores; hastes secas de linho; rebanhos e pastores; pátios de castelo; ervilhas, lentilhas e feijões; arado; chuvas de abril; falcões; panos de lã; couro de Córdova; pastéis de cotovia; alfaiates, boticários, ourives e monges.

Sinto um clima assim neste poema “A Hóspede”, de Guilherme de Almeida:

“Não precisas bater quando chegares.
Toma a chave de ferro que encontrares
Sobre o pilar, ao lado da cancela,
E abre com ela
A porta baixa, antiga e silenciosa.
Entra. Aí tens a poltrona, o livro, a rosa,
O cântaro de barro e o pão de trigo.
O cão amigo
Pousará nos teus joelhos a cabeça.
Deixa que a noite, vagarosa, desça.
Cheiram a relva e sol, na arca e nos quartos,
Os linhos fartos,
E cheira a lar o azeite da candeia.
Dorme. Sonha. Desperta. Da colméia
Nasce a manhã de mel contra a janela.
Fecha a cancela
E vai. Há sol nos frutos dos pomares.
Não olhes para trás quando tomares
O caminho sonâmbulo que desce.
Caminha – e esquece.”

Fica claro que quando falo em “Idade Média” ou “Idade da Fé” não estou me referindo exclusivamente a um período espacial, temporal, mas a um certo “clima”, valores, lembranças e imagens insondáveis do passado, retidos há séculos na noite da memória, no inconsciente coletivo. Esse “clima”, ao contrário, faz com que não existam delimitações espaciais ou temporais, tudo poderia ter acontecido ontem ou estar acontecendo agora, em qualquer parte do universo. Nessa região de neblina mágica é que desejo penetrar para revigorar o meu trabalho literário.

(Copydesk/fragment/releitura by Eugenio Santana, escritor, jornalista, ensaísta)

ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO




Quando falamos em amor à língua portuguesa, na sua história e importância, logo nos vem à memória o poema “Língua Portuguesa”, de OLAVO BILAC:
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, que ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: “meu filho”
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o Amor sem brilho!

(Eugenio Santana, Escritor,jornalista, poeta e ensaísta literário)

sexta-feira, 2 de março de 2012

EU ME ARREPENDO DA MINHA FALA, NUNCA DO MEU SILÊNCIO




É BEM VERDADE QUE RARAMENTE A OLHAMOS NO ESPELHO. Nunca paramos para pensar na beleza da língua. Muito menos marcamos um horário com um esteticista especializado em línguas.

NÃO COMPRAMOS COSMÉTICOS PARA EMBELEZÁ-LA. Nem vamos à academia por causa dela e não fazemos regime para colocá-la em forma. Ninguém fica observando. Assobiando ou sorrindo para línguas e muito menos escrevendo poemas sobre elas. Tampouco a língua é assunto dos artigos de capa das revistas especializadas em beleza.

Apesar disso tudo, é a língua que determinará se somos ou não pessoas belas. Ela fala muito mais alto do que o formato do nosso rosto, as medidas do nosso corpo, a força física que possuímos, a quantidade de peças que temos no guarda-roupa, o quanto ganhamos ou a importância do cargo que ocupamos na empresa.

MAS A LÍNGUA É TÃO VOLÁTIL QUANTO VITAL. Washington Irving foi o primeiro a dizer: "Uma língua afiada é o único instrumento de corte que se torna mais afiado com o uso permanente." Tiago, meio-irmão do Mestre Jesus, foi o primeiro a alertar: "A língua é um fogo... É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero."
MORTE VERBAL. Um letal e brilhante míssil que ataca com poder infernal, aniquilando e destruindo a vontade.

E NÃO SE PARECE NEM UM POUCO COM A FERA BRUTAL QUE É. Habitualmente escondida atrás dos portões de marfim, seus movimentos são intrigantes. Ela pode enrolar-se para um assobio camarada ou convidar um preguiçoso bocejo à tarde. Sem nenhuma dificuldade consegue retirar restos de pipoca entre os nossos dentes ou segurar um termômetro. É trapaceira! Pode ajudar a saborear uma bala super forte de hortelã, já que vira um lado para o outro sem se queimar nenhuma vez. Momentos depois ela segue as ordens de um trompetista, permitindo que toque "o vôo do besouro" sem um único erro.

MAS, CUIDADO! É só o dedão ser acertado por um martelo, ou seu dedinho preso pela cadeira, que essa criatura escorregadia que fica em sua boca subitamente mostrará o lado violento de sua natureza. Ela desafia a domesticação. Incrível! Nós podemos adestrar golfinhos, baleias e cães. Podemos treinar falcões para pousar em nossos jornais, elefantes para se equilibrar sobre barris, tigres para sentar em tamboretes e jacarés para se virarem e terem as suas barrigas acariciadas. Mas a língua? É impossível ser treinada!

MUITOS OFERECERAM CONSELHOS sobre como evitar os transtornos causados pela irascível língua. Publius, um filósofo grego, nos aponta uma excelente técnica que tendemos a esquecer. O silêncio, diz Publius: "Eu me arrependo freqüentemente da minha fala, nunca do meu silêncio."

A FORMA COMO A UTILIZAMOS é que determinará, em grande parte, a reputação que teremos. Isso porque aquilo que dizemos deixa uma impressão permanente a nosso respeito, ou seja, rotula nosso caráter. As palavras que proferimos, muito mais do que a aparência que temos, revelam quem verdadeiramente somos.

PENSE PRIMEIRO. Antes de movimentar seus lábios, pare por dez segundos e mentalize suas palavras. Elas são precisas ou exageradas? Gentis ou cortantes? Necessárias ou supérfluas? Benéficas ou más? De gratidão ou de lamúrias?

FALE MENOS. Suas chances de estragar tudo são diretamente proporcionais à quantidade de tempo que você gastar com sua boca aberta. Tente fechá-la um pouco. Faladores compulsivos encontram dificuldades em manter amigos. Eles são irritantes. Então conserve sua energia verbal!

(*) Eugenio Santana, Jornalista e Escritor. Membro da ALNM – Academia de Letras do Noroeste de Minas, cadeira nº 2. Sócio da UBE-GO/SC – União Brasileira de Escritores, seção Goiânia e Florianópolis, respectivamente. Ex-Superintendente de Imprensa no Rio de Janeiro/RJ. Articulista do jornal “Diário da Manhã”.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AZUL




BLUE – Poucas palavras têm uma carga lírica tão forte quanto a palavra “azul”. Basta colocar o adjetivo azul ao lado de um substantivo para que ele se ilumine, cresça em significados: pássaro azul, luz azul, rosazul, cavalo azul, tarde azul. Essa cor imprime o toque divino, infinito, que faz a alma voar pelo céu e pelo mar:
Colocar um toque de poesia,
de magia
é pintar de azul.
É bom deitar a cabeça numa nuvem
e sonhar azul,
como uma asazul
ou uma rosazul
que se abre de boca para o céu.
Os jornais podem contar que um homem matou a amante,
o poeta vem e diz
que seu vestido era de organdi azul.
O poeta é dono de um tinteiro
e grava de azul as peles,
os lábios dos sexos,
deixando estranhas marcas de abismo.
O poeta é dono de uma estrada
por onde anda nu,
atento,
com seu cavalo azul.
Por enquanto o poeta deixou aqui um pingo azul.

(copydesk/fragment by Eugenio Santana)