segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O LUGAR PLANETÁRIO DO AMOR

Noruega não é a mesma coisa que Nigéria, embora figurem no atlas e no dicionário, comecem com N, terminem com a, e tenham ambas sete letras. As duas estão no planeta: uma, localizada na Europa, conta com cinco milhões de habitantes e sua renda “per capita” é de 35 mil dólares. A outra está situada na África, povoada por 130 milhões de seres que distribuem escassamente entre si os quatrocentos dólares anuais por cabeça do produto bruto. São muitas as diferenças que nos separam no Planeta Azul; entretanto, mais capitais são as razões para a unidade. Em cada casa, bairro, vila, aldeia, distrito ou continente, as fronteiras fragmentam os pequenos territórios do isolamento e impedem a sinergia do conjunto, mas subjaz a unidade da condição humana e a orquestração universal da vida em si, sem cercas divisórias nem lutas por recursos. Ambos os países inauguraram o novo milênio com idênticas necessidades de auto-realização, mas com acentuadas diferenças de recursos, clima e sonhos. Trata-se das muitas indignidades planetárias dos velhos séculos, ainda vigentes, e que se multiplica em cada país, incluindo o Brasil – que possui o rótulo de emergente. Chiara Lubich, com o movimento dos focolares, espalhado pelo mundo, afirma “que toda nossa vida não é nada mais que procurar e encontrar o lugar do coração”, que não é a mesma coisa que consultar o cardiologista. Toda palavra que não se abra sobre o silêncio se faz ideologia, fundamentação teórica, esquema político, norma ou slogan para discurso de ocasião. O silêncio será a linguagem universal. A tradição monástica fala de “hesicasmo”, silêncio de união, que permite fazer comunhão com todas as coisas. A consciência então descende, ou ascende, ao coração, por fim encontra o lugar. Monge é aquele que, separado, está unido a todos. “Seja amigo de todos, mas em seu espírito permaneça sozinho”. Jesus, mestre que perdoa, expressou oportunamente a dificuldade que tinha para encontrar o lugar onde repousar sua cabeça. Nem no mapa nem no dicionário pode-se chegar a encontrar o lugar do amor, tampouco no templo nem em nenhum evento especial. O silêncio apropriado nos visita às vezes quando a disponibilidade interna é alta, quando o coração solidário oferece sem reservas o bom tratamento da unidade, quando o sagrado nos visita. O novo milênio é o reino da quinta dimensão. O lugar planetário do amor. (EUGENIO SANTANA é jornalista, escritor, ensaísta e consultor em gestão de pessoas. Membro efetivo da ALNM – Academia de Letras do Noroeste de Minas, cadeira 2. Sócio-correspondente do Centro Artístico e Literário de Portugal; Autor da Biografia de João de Deus – o médium de Abadiânia)

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

FRAGMENTOS DE ARTE, CULTURA E LITERATURA

Enquanto viver o escritor, julgamos suas qualidades pela sua pior obra; uma vez morto, iremos julgá-lo pela obra mais perfeita. Famoso não é escrever sua autobiografia; é ver escrita sua biografia não-autorizada. O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso. Muitos escritores esgotam-se antes dos seus livros. Poetas são engarrafadores de nuvens. A poesia é completamente inútil; saiu da moda. As duas coisas mais envolventes de um escritor são tornar familiares as coisas novas e tornar novas as coisas familiares. Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como gravidez: aquilo fica dentro de você, crescendo, crescendo, incomodando, até sair. Autores são como gatos porque são quietos, amáveis e sábias criaturas, e os gatos se parecem com os autores pelas mesmas razões. Tenho a doença de fazer livros e de ficar envergonhado quando os faço. Em todas as artes em que os sábios se destacam, a obra-prima da natureza é escrever bem. A fome faz sair do bosque o lobo e da arte, o escritor. Para que vieste na minha janela meter o nariz? Se foi por um verso, não sou mais poeta. Ando tão feliz. (EUGENIO SANTANA é jornalista, escritor, ensaísta e consultor em gestão de pessoas. Membro efetivo da ALNM – Academia de Letras do Noroeste de Minas, cadeira 2. Sócio-correspondente do Centro Artístico e Literário de Portugal; Autor da Biografia de João de Deus – o médium de Abadiânia)

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O NAVIO FANTASMA DO AMOR

Como termina um amor? – O quê? Termina? Em suma ninguém – exceto os outros – nunca sabe disso; uma espécie de inocência mascara o fim dessa coisa concebida, afirmada, vivida como se fosse eterna. O que quer que se torne objeto amado, quer ele desapareça ou passe à região da Amizade, de qualquer maneira, eu não vejo nem mesmo se dissipar: o amor que termina se afasta para um outro mundo como uma nave espacial que deixa de piscar: o ser amado ressoava como um clamor, de repente ei-lo “sem brilho” (o outro nunca desaparece quando e como se esperava). Esse fenômeno resulta de uma imposição da declaração amorosa: eu mesmo (indivíduo enamorado) não posso construir até o fim minha história de amor: sou o escritor (o narrador) apenas do começo; o final dessa história, assim como a minha própria morte, pertence aos outros; eles que escrevam o romance, narrativa exterior, mítica. (Escritor, jornalista e ensaísta EUGENIO SANTANA – Autor de nove livros publicados. Da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM).

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O MEU ÚNICO LEGADO: MEUS FILHOS/LIVROS

Através das “Asas da Utopia”, fui “Guiado pelos Pássaros” e na floresta do desejo literário senti o êxtase, o perfume e o mistério de “Flor-Estrela” e, viajando na asa do tempo, reflexivo fiz amor no “Crepúsculo e Aurora”, meditando sobre a transitoriedade da vida, sou “InfinitoEfêmero”, “Enquanto Brilha o Sol”, sob forte névoa, neblina e tempestade deste mundo caótico, fui determinado, visionário, resiliente e neste exercício generoso da empatia, escrevi “Ventos Fortes, Raízes profundas”, e para concluir retornei às origens e às raízes mais profundas, com as “Asas da Memória”. Maktub! (Escritor/jornalista Eugenio Santana. Autor de 9 livros publicados)

terça-feira, 4 de outubro de 2016

TODOS NÓS NOS VEMOS DIANTE DE ESCOLHAS

Algumas portas se abrem e outras se fecham. Raramente há um rumo claro, além daquele para o qual nossos próprios valores apontam. Quando comecei a pensar sobre todo o conceito das limitações pessoais, naturalmente comecei pelas minhas. Acredito todos as temos e acho que elas nos afetam de muitas maneiras que mal começamos a começamos a compreender. Algumas são evidentes para todos, como a protuberância na cabeça de Mário, enquanto outras ficam tão ocultas que nem sequer sabemos que estão lá ou percebemos quanto afetam nossas decisões. Desde que estava na segunda série, quis que minha vida servisse para algo, que fizesse alguma diferença no mundo em que eu vivia. Sempre quis crescer e realizar qualquer que fosse o propósito da minha existência e fazer todo o possível para ajudar os outros a realizarem o deles. Com o tempo, entretanto, aprendi que minhas próprias limitações eram meus maiores obstáculos a esses desejos. Comecei a examiná-las com mais atenção e compreender os vínculos e impactos que estavam tendo na minha vida. Se conseguisse identificá-las e trabalhar para eliminá-las, eu sabia que minha trajetória seria diferente e que meu desempenho alcançaria outro patamar. (Escritor/jornalista Eugenio Santana)