terça-feira, 24 de julho de 2012

NAMASTÊ! (*)




NAMASTÊ é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo. É o cumprimento em sânscrito que literalmente significa “curvo-me perante a ti”. Em síntese é “saúdo a você, de coração”!

E deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti.

A minha essência saúda a sua essência. Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na Natureza.
Deus está em tudo, em cada um de nós.

Ao fazer o Namastê afirmamos que todos somos filhos e partes do sagrado, indissociáveis e iguais.

(*) Escritor/Jornalista Eugenio Santana, FRC

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PÁSSAROS DO VENTO




Há pássaros no ar, voando, voando, fugindo dos homens.

Há pássaros no ar, ignorando colisões do vácuo e do silêncio, marcando correnteza no céu, subindo, descendo, ziguezagueando, fugindo dos homens.

Lá, pássaros brancos, do branco das nuvens, vencem rápidos a dança da chuva e do vento. São pássaros estranhos, voando, brincando com as setas do firmamento.

Há pássaros no ar, logrando o tempo. Dos ares fazem caminhos, dos caminhos fazem horizontes; só os pássaros sabem para que e por que voam.

Há pássaros no ar, voando, voando, fugindo dos homens.

Pássaros do espaço conhecem o céu profundamente; não conhecem os homens, as armas dos homens, as armadilhas dos homens.

Há pássaros no ar, voando, voando. Há pássaros no chão, sangrando, sangrando.

(Eugenio Santana – O Poetalado – para Nathan de Castro)

PÁSSARO NEGRO




Pássaro preto, abre as asas na noite escura, numa confusão gratuita de negro e brilho do teu olhar aflito. Pássaro negro do negro da noite, fere o silêncio que dói na gente. Por que é tão triste, teu canto inocente? Pássaro preto, o dia não tarda a chegar. Não pares, não penses nem cantes a noite comigo. O clarão é teu antônimo e grande inimigo – mostra tuas cores, te denuncia. Ama a noite, amiga e abrigo.

Pássaro preto de alma branca, o que esperas para voar? O mundo? Este é uma grande gaiola. O espaço te pertence. Encharca-te com a chuva, embala-te com o vento.

Voa, pássaro preto, companheiro vagante. Abraça o tempo enquanto é tempo.

Antes que indiquem, procura o caminho que te leva avante. Faze do gesto negro das asas contra o vento um aceno discreto de adeus, e de teu canto angélico uma rapsódia inútil. Antes que te sigam. Antes que te prendam. Antes que te matem!

Pássaro negro do negro da noite, fere o silêncio que dói na gente. Já não ouço mais, teu canto inocente.

(Eugenio Santana – O Poetalado – Para Edgar Allan Poe)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A informação como fonte de poder (*)




Buscar informação é um trabalho objetivo e persistente.

Separar a verdadeira informação das manchetes e dos “achismos” onde fulano acha isso, beltrano acha aquilo, e você, baseado no que acham aqueles que não estão comprometidos com o projeto, acaba cometendo um erro de decisão, pelo qual, pagará caro. Buscar a verdadeira informação e separá-la das desinformações que são abundantes e disponíveis no mercado, é um trabalho que requer um bom preparo anterior. Antes de sair a campo pesquisando, entrevistando e consultando a torto e a direito, é necessário ter um roteiro daquilo que se quer fazer, só assim, se pode ordenar as informações colhidas e transformá-las em conhecimento.

E, além disso, para poder usar a informação, é importante estar aberto para enxergar principalmente aquilo que você não quer ver. Nós temos uma tendência natural de não querermos ver o que nos incomoda, assim é normal passarem desapercebidas coisas importantes, mas que não queremos ver.

Principalmente quando estamos em fase de paixão por uma ideia, ou qualquer outra coisa, fazemos qualquer esforço para obter esta paixão, realizar esta ideia, ficamos cegos e só enxergamos o objeto de nossa paixão, como aliás, é normal em qualquer pessoa apaixonada, daí porque ficamos cegos para aquilo que não queremos ver. É preciso muito cuidado para obter, tratar e avaliar as informações.

(*) Jornalista investigativo e cultural EUGENIO SANTANA, FRC