segunda-feira, 14 de março de 2011

O CONFLITO ENTRE LUZ E SOMBRA




A VIDA É DUAL. Ela é feita de paz e combate, de descanso e esforço, de unidade e variedade, harmonia e conflito, espírito e matéria.
A mente humana é um campo de batalha onde a luta entre verdade e ilusão desconhece o que é trégua. O homem sábio não ignora o conflito entre Luz e Sombra, mas aprende a ganhar a batalha como um guerreiro sábio - antes que ela se trave abertamente. O inimigo do buscador da verdade está sempre à espreita. Este inimigo "nunca" é outra pessoa, mas sim a ignorância ou falta de percepção da verdade. A ignorância está fundamentalmente dentro de nós, e só secundariamente em outras pessoas.

QUEM SE COMPORTA como nosso adversário não é um inimigo, mas alguém que a vida está utilizando para acelerar nossa evolução pessoal. A vibração do ódio e do rancor tem três maneiras de derrotar-nos: você pode aderir ao ódio, ter ódio do ódio, ou ter medo do ódio. Vejamos isso melhor. Se alguém procurar você com um sentimento de ódio, há três modos errados de reagir. Você pode aceitar o sentimento de rancor (contra um líder, uma empresa, uma terceira pessoa). Ou pode ter raiva do rancor (porque sua natureza é amorosa). E pode ainda ter medo de tanto rancor (o medo tem a mesma substância do ódio).

Com qualquer uma dessas três reações, você perde sua serenidade. Por estranho que pareça, para manter a paz interior é preciso ser um "guerreiro". "A mente é como uma espada", diz a tradição zen. Ela deve estar afiadaa e ter um propósito único. O objetivo da espada da mente nunca pode ser ferir ninguém. O sábio não busca duelos pessoais, embora tenha medo deles. O objetivo único da espada do guerreiro é rasgar os véus da ilusão para que o seu espírito possa ver claramente a verdade. Mas só a mente pura pode ser uma espada afiada.

Para o GUERREIRO DA LUZ, existe apenas uma guerra sem tréguas entre duas faixas vibratórias: a da paz e a do conflito. O objetivo estratégico do bom guerreiro é manter a paz interior em todas as situações. As armas que ele usa são, entre outras, a sinceridade, a impecabilidade, a gratidão, o perdão, a impessoalidade, o silêncio interior, o desapego e a determinação impecável.

A TRANSMUTAÇÃO ALQUÍMICA consiste em transformar chumbo em ouro. A FLOR DE LÓTUS nasce no pântano, e é do limão azedo que se faz uma agradável limonada. Jesus, no Novo Testamento, mandou oferecer a outra face aos nossos inimigos. O significado do conselho é "não aderir à vibração do ódio".
O que nos enfraquece é nos sentirmos ofendidos pelos feitos e desfeitas dos nossos semelhantes. Nossa vaidade faz com que passemos a maior parte das nossas vidas ofendidos com alguém. É esta preocupação egoísta com nós mesmos que nos faz perder energia.

O PEQUENO TIRANO, por sua vez, é alguém que está em uma posição de poder privilegiada em relação ao guerreiro e pode hostilizá-lo de várias formas, impunemente. Esse desafio nos força a fazer uso de todas as nossas forças com o máximo de calma, determinação, paciência, atenção e coragem. Para o guerreiro, o perigo está no excesso de conforto. Uma situação agradável em que todos nos tratam bem pode facilmente estimular a vaidade, a preguiça, o orgulho e outros inimigos realmente perigosos.

O Guerreiro deve ser insondável, imprevisível, e ao mesmo tempo não pode causar mal algum a ninguém. Mais importante que tudo, deve buscar "o poder que o faz parecer nada aos olhos dos outros", segundo a sabedoria esotérica. Não deve demonstrar o que sabe. Deve evitar toda mostra de orgulho, avançando anonimamente, sem buscar reconhecimento nem contar vantagem. Os conflitos por poder - sutis ou não - se dão em função de algum jogo de aparências em que o narcisismo está presente.

E de todos os caminhos para perceber a oportunidade, nenhum é melhor que o inesperado. Com isso, Zhuge Liang afirma que o caminho da vitória requer que estejamos livres do passado e de tudo o que pensamos conhecer, e abertos para trilhar caminhos novos e conviver com o desconhecido.

Cada erro corrigido e cada sofrimento compreendido são um passo da caminhada do guerreiro. Cada defeito eliminado se transforma em uma virtude. Até que o guerreiro seja feito de Luz e as sombras atiradas contra ele não encontrem mais eco algum em sua natureza interior. O Guerreiro terá, então, vencido a longa batalha.

(por EUGENIO SANTANA, FRC - Escritor e autor de livros publicados; Jornalista profissional de mídia impressa; Poeta, Redator publicitário, Relações públicas, Superintendente de Jornalismo, Assessor de Comunicação, Copidesque, Revisor de textos e Editor. Membro efetivo da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), cadeira número dois; sócio efetivo da UBE/SC-GO – União Brasileira de Escritores. Escrevo e publico a partir dos 16 anos de idade, com um só propósito: transmitir VERBO DE LUZ que acrescente algo na vida dos meus leitores. Busco a Transcendência através da Literatura em seus variados gêneros. Escrever é minha Missão.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário