terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SOME SUAS ALEGRIAS E NÃO CONTE JAMAIS AS SUAS TRISTEZAS




Sei que as pessoas sofrem tragédias reais neste nosso mundo imperfeito. Elas perdem filhos, cônjuges, pais e amigos – às vezes em circunstâncias horríveis. As pessoas contraem câncer, esclerose múltipla, Aids, e outras doenças degenerativas. Sofrem inenarráveis abusos nas mãos de outros. Todas estas coisas são verdadeiras, mas tragédias não precisam impedir a pessoa de ter uma perspectiva positiva, ser produtiva e viver uma vida plena.
Enterre seu sofrimento egoísta. O sofrimento que o impede de ser feliz, o impede de pensar positivamente e de ajudar outras pessoas.
Some suas alegrias e não conte jamais as suas tristezas. Olhe para o que você deixou para trás em sua vida; não olhe para o que perdeu. Em momentos de sofrimento você fica tão engolfado e absorvido pelo choque, pela dor e pela tristeza que perde de vista as alegrias que ainda estão vivas sob o manto do sofrimento. Decida-se a descobrir suas alegrias submersas para que respirem e floresçam novamente!
Há muitas coisas pelas quais você deve ser grato, mesmo que não sinta gratidão comece por recordar. Reviva suas lembranças felizes. Rememore a grande coleção de experiências alegres que viveu no passado. Com certeza já lhe aconteceram coisas maravilhosas.
Um poema de autor não conhecido tem sido um bom conselheiro para mim:
Conte o jardim pelas flores,
E nunca pelas folhas que caíram.
Conte seus dias pelas horas ensolaradas,
Nunca pelas nuvens.
Conte suas noites pelas estrelas,
Nunca pelas sombras.
Conte sua vida pelos sorrisos,
Nunca pelas lágrimas.
E, com a alegria de cada aniversário,
Conte a idade pelos amigos, não pelo passar dos anos.

(por EUGENIO SANTANA, FRC - Escritor laureado e autor de livros publicados; jornalista profissional de mídia impressa; poeta, publicitário e editor. Membro efetivo da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), cadeira número dois; sócio efetivo da UBE/SC-GO – União Brasileira de Escritores. Escrevo e publico a partir dos 16 anos de idade, com um só propósito: transmitir VERBO DE LUZ que possa acrescentar algo na vida dos meus leitores. Busco a Transcendência através da Literatura em seus variados gêneros. Escrever é minha Missão.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário