quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ESQUEÇA OS TEMPOS DE AFLIÇÃO, MAS NUNCA ESQUEÇA O QUE ELES LHE ENSINARAM


Está muito calmo, porém há possibilidade de a calmaria virar um caos. E você fica pensando: Por quê? Por que eu? Por que agora? Por que isso? Por quê, Deus, por quê? Se você está fazendo estas perguntas, lembre-se de que não está sozinho. Elas são tão antigas quanto a própria humanidade. Somente suas crenças sobre a vida determinarão o modo como você vai reagir às crises e ao momentâneo sofrimento.
Em si, o sofrimento não é um mal que tenha de ser evitado à todo custo, mas um mestre com o qual podemos aprender muito. O sofrimento nos instrui, dizendo para mudar, para fazer uma coisa ou começar a fazer outra, parar de pensar de um jeito e começar a pensar de outro.
Quando nos recusamos a ouvir o sofrimento, ele diminui e tudo quanto nos resta é nos transformar em escapistas. Na verdade, estamos dizendo: não vou ouvir. Não vou aprender. Não vou mudar.
Pessoas abertas que crescem, não têm má vontade com a pedagogia do sofrimento e estão sempre dispostas a mudar. Dão inicio às respostas e ajustes adequados. Outras, por razões desconhecidas, simplesmente não absorvem as lições do caos. Preferem uma existência narcotizada e tranqüilizante, uma calmaria sem ganhos. Estão dispostas a realizar apenas 10% de seu potencial, infelizmente.
Os grandes se recusam a ser vitimados pelas circunstâncias. Ao contrário, utilizam os eventos traumatizantes como trampolim para uma atitude útil e criativa em relação à vida.
O segredo do sucesso deve ser igual a um pato – sereno e tranqüilo na superfície, mas movimentando-se freneticamente por baixo da água.

(por EUGENIO SANTANA - escritor laureado e autor de livros publicados; jornalista profissional de mídia impressa; poeta, publicitário e editor. Membro efetivo da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), cadeira número dois; sócio efetivo da UBE/SC-GO – União Brasileira de Escritores. Escrevo e publico a partir dos meus 16 anos de idade, com um só propósito: transmitir Palavras de Luz que possam acrescentar algo na vida de meus leitores. Busco a Transcendência através da Literatura em seus variados gêneros. Escrever é minha Missão.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário