quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ALGUNS TÊM OLHOS, MAS NÃO ENXERGAM...


Está preparado para uma surpresa?
Você pisca 25 vezes por minuto. Cada piscada leva aproximadamente um quinto de segundo. Portanto, se você faz uma viagem de automóvel que dura dez horas, a uma velocidade de 65 quilômetros por hora, você dirige cerca de 32 quilômetros de olhos fechados.
Eu conheço outro fato, muito mais surpreendente que este. Algumas pessoas passam suas vidas de olhos fechados. Elas olham, mas não enxergam realmente... não questionam... A visão é presente, mas a percepção é ausente. Se a vida fosse uma pintura, veriam as cores, mas não a genialidade das pinceladas. Se a vida fosse uma viagem, notariam a estrada, mas não a imponente e aprazível paisagem. Se a vida fosse uma refeição, comeriam e beberiam, mas negligenciariam a notável beleza da porcelana e o delicado toque de vinho no tempero.
Se a vida fosse um poema, leriam o que está escrito na página, mas perderiam a paixão e o êxtase do poeta. Retire a perspicácia e você inesperadamente reduzirá a vida com freqüentes lampejos de enfado e indiferença. As pessoas mais inteligentes podem, às vezes, estar cegas a uma visão maior, especialmente se isso significa uma grande mudança no status.
Eu desafio você: abra seus olhos! Pense! Aplique! Escave! Observe! Escute!
Existe uma imensa diferença entre uma piscada necessária e a cegueira desnecessária.
“Vês muitas estrelas no céu noturno, mas não as enxerga quando o sol nasce. Dirias, por isso, que não há estrelas no céu diurno?”

(Eugenio Santana, FRC – Escritor: contista, cronista, poeta, ensaísta literário; Coordenador de RH, Relações públicas, Redator publicitário e Editor. Autor de livros publicados, com repercussão de Porto Alegre à Porto Velho.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário