segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FORÇA CAPAZ DE CRIAR E DESTRUIR...


Cuidado com os seus desejos, eles podem se tornar realidade. A frase esconde uma verdade que nem todos conhecem: o fato de que, mais cedo ou mais tarde, nos transformamos naquilo que pensamos. Descobertas da ciência e da psicologia modernas, em coro com as mais antigas doutrinas das grandes religiões e do ocultismo, ensinam que o pensamento humano é uma força dotada de poder criativo – e destrutivo – cujo alcance apenas começa a ser desvendado.
Um outro aspecto fundamental da ciência do poder da mente diz respeito à necessidade de que o pensamento seja não apenas positivo, mas também claro e objetivo. Carlos Castañeda, em seus livros, refere-se freqüentemente à conveniência do controle da “tagarelice mental”, o fluxo desenfreado e descontrolado de pensamentos destituídos de objetivo preciso. O pensamento é energia que não se deve jogar fora em atividades vazias, destituídas de sentidos. Desenvolver esse tipo de autocontrole constitui uma base essencial preconizada por qualquer escola séria de conhecimento, tanto psicológico quanto espiritual.
Os métodos de meditação e de concentração, por exemplo, são, todos eles, técnicas criadas para ajudar o buscador de si mesmo na difícil tarefa que é o controle do próprio fluxo mental. Pois, como dizem os iniciados, sem que o pensamento esteja ligado a um objetivo, não haverá realização inteligente. A falta de objetividade nos pensamentos é, portanto, um vício que deve ser corrigido.
Sem essa objetividade, a função mental torna-se um inútil desperdício de energia e de tempo.
Mas quando o indivíduo consegue ser senhor dos seus próprios pensamentos, já terá dado passos importantes para a criação de si mesmo como ser plenamente consciente e realizado.
Na segunda metade do século 19, o teósofo Charles Leadbeater desenvolveu a teoria das formas-pensamento, segundo a qual os pensamentos têm existência objetiva e se mantêm vivos por muito tempo após ser emitidos.

(copy-desk by Eugenio Santana, FRC – Escritor, Jornalista, Publicitário e Rosacruz. Autor de livros publicados. Sócio da União Brasileira de Escritores (UBE-GO/SC.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário