sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NÃO SEI O SEGREDO DO SUCESSO; MAS O DO FRACASSO É QUERER AGRADAR A TODOS


O que é verdade para os povos da floresta é verdade também para os humanos. Deus não nos fez todos iguais. Ele nunca teve essa intenção. Foi Ele quem planejou e projetou as diferenças, as capacidades singulares e a variedade de dons ou talentos.
Se Deus fez de você um pato - então é um pato, amigo. Nade como um louco, mas não tente modificar sua forma só porque corre cambaleando ou agita suas asas sem conseguir voar muito bem. Além disso, se você é uma águia, pare de criar expectativas quanto aos esquilos voarem ou quanto aos coelhos construírem os mesmos tipos de ninho que você.
Não existe nada mais libertador do que a VERDADE. Como sou? Quais as áreas em que me destaco? Quais as áreas em que tenho dificuldade? O que é que me dá prazer? Onde é que me sinto infeliz? Não se trata de constatar isso para acomodar-se na situação, mas sim investir no que deseja de fato desenvolver.
A melhor autoconfiança é fundamentada em uma avaliação realista de todas as nossas habilidades. Só essa avaliação será capaz de iluminar os caminhos para a realização pessoal.
Por conseguinte, relaxe. Aproveite sua espécie. Cultive suas próprias capacidades, seu próprio estilo. Aprecie os membros de sua espécie e de sua sociedade como eles são, mesmo que visuais ou estilos deles possam estar a quilômetros de distância dos seus. Coelhos não voam. Águias não nadam. Patos são cômicos tentando escalar. Esquilos não têm penas.
Pare de comparar. Seja feliz sendo você mesmo! Existe bastante espaço na floresta para todos.
"Conhecer os outros é inteligência; conhecer a si mesmo é sabedoria de verdade."

(Eugenio Santana, FRC - é escritor, jornalista e poeta. E, principalmente, um self-mad man.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário